top of page

Fáscia do Joelho (Como Eu Trato ?)



Você já ouviu falar da fáscia do joelho?

Cada parte do seu corpo está envolta na fáscia e é o que ajuda a manter o corpo unido. A fáscia do joelho, compreensivelmente, ajuda a conectar todas as partes do joelho e ajuda a manter a articulação unida.

A fáscia assume muitas formas, incluindo tecido elástico e rígido.

Músculos e ossos recebem a maior parte do crédito quando o funcionamento interno do corpo é discutido, enquanto a fáscia recebe pouca atenção. Se você nunca estudou anatomia, pode nem ter ouvido falar do termo.

A fáscia danificada pode causar desconforto e dor. Neste caso, você pode experimentar ternura e aperto.

Os danos na fáscia podem ser causados por atividades de alto impacto e por estresse contínuo em seu corpo (muito exercício ou excesso).

Neste artigo, vou enfatizar os benefícios de manter sua fáscia saudável. Você pode reduzir o risco de lesões na sua fáscia. Você pode eliminar ou aliviar a dor na fáscia e melhorar sua qualidade de vida.

Fáscia Do Joelho – O Que é e onde é?

A fáscia mantém todo o corpo unido. O termo, em latim, significa “banda” ou “pacote”.

A fáscia é tecido conjuntivo. Ele envolve as partes do corpo, de órgãos a músculos e vasos sanguíneos.

Pode fazer parte do corpo por conta própria, como a espessa fáscia plantar que estabiliza o arco ou a parte inferior do pé. A fáscia é composta de colágeno (a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo e na pele).

Se sua fáscia for saudável, será flexível, flexível e maleável e você poderá deslizar, torcer e dobrar sem dor. A fáscia conecta todo o tecido conjuntivo (ou seja, os músculos, ossos, tendões, ligamentos e sangue)

Fáscia do Joelho (Como Eu Trato e Estico)?

A fáscia profunda da perna é contínua acima da fáscia lata e está ligada ao redor do joelho à patela (rótula), ao ligamento patelar, à tuberosidade e aos côndilos do osso da perna da tíbia e à cabeça do osso da perna da fíbula. .

Inclui todo o tecido conjuntivo que sustenta a articulação do joelho.

Você pode danificar a fáscia do joelho devido ao excesso de atividade?

Claro, é possível fazer exercícios demais e causar danos à fáscia do joelho.

Não é incomum que atletas treinem demais e danifiquem a fáscia. Na verdade, a fascite plantar ocorre frequentemente no pé de pessoas ativas.

Em relação ao joelho, você também pode exagerar. A consistência e os aumentos graduais com um padrão de treino são importantes para manter a fáscia saudável.

Exercícios excessivos ou “guerreiros de fim de semana” podem ter maior probabilidade de danos à fáscia do joelho. À medida que envelhecemos, todos nós experimentamos algum desgaste nas articulações e o joelho não é exceção.

Existem vários hábitos pouco saudáveis que podem contribuir para o mau desenvolvimento da fáscia. Eles incluem:

1 Um estilo de vida sedentário. Se você fica sentado no trabalho o dia todo e depois vai para o sofá, não está fazendo nenhum favor ao seu corpo. A fáscia precisa ser alongada e fortalecida e isso ocorre naturalmente em uma pessoa saudável e ativa. Como a fáscia conecta todos os músculos, articulações, ossos e ligamentos, o uso das articulações e dos músculos é bom para a fáscia.

2 Postura pobre. Sente-se e tente andar e correr corretamente. Se você sempre usa salto alto, é provável que machuque a fáscia do pé. Da mesma forma, se você não dobrar, torcer e girar as pernas e a articulação do joelho, a fáscia poderá ficar tensa ou desalinhada.

3 Desidratação. Beba, beba, beba o dia todo. A hidratação melhora a circulação e mantém a pele flexível. Os líquidos também mantêm os músculos, ligamentos e fáscia hidratados. Fáscia do joelho hidratada significa uma articulação mais saudável.

Hidratação do Tecido:** O líquido intersticial (que inclui água, eletrólitos e nutrientes) circula pelo espaço entre as células do corpo. Parte desse líquido é absorvido pelas fibras de colágeno na fáscia.

4 Uso excessivo ou lesão dos músculos. Prepare-se e treine para caminhadas, caminhadas e corridas extra longas. Nas seções acima, discutimos o excesso e como o treinamento excessivo ou atividades de “guerreiro de fim de semana” podem afetar negativamente a fáscia do joelho. Aumente a força lentamente.

5 Hábitos alimentares pouco saudáveis, incluindo obesidade. Tire a pressão da articulação do joelho e melhore a eficácia da sua fáscia. A obesidade afeta o coração e as articulações. Melhore os seus hábitos alimentares e adote um estilo de vida ativo – a fáscia do joelho irá apreciar isso.

6 Má qualidade do sono. Vá para a cama em um horário razoável que lhe permita uma boa noite de sono. Descanse o suficiente. Se você passou recentemente por uma cirurgia nas articulações, descansar o suficiente é importante para a cura da fáscia.

7 Estresse. O estresse pode levar a todos os tipos de problemas de saúde. O exercício pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e também ajudará o corpo a superar o estresse. Atividades como ioga podem realmente reduzir o estresse e aumentar a força e a flexibilidade do corpo.

Fáscia do Joelho Apertada – Tratamento

Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios. Abaixo estão alguns exercícios gerais de alongamento e fortalecimento que fiz após a cirurgia no joelho. Eles me ajudaram a soltar e estabilizar minha articulação.

1 Alongue-se (por um mínimo de 10 minutos diários) alongando os músculos. Isso pode liberar a tensão nos músculos e aumentar a resiliência para qualquer torção ou flexão do joelho. A elasticidade na fáscia do joelho é importante.

2 Estenda os pontos apertados ao redor do joelho com um rolo de espuma. Use as mãos ou um massageador elétrico no local apertado. Esta é uma forma de alongamento e massagem manual e funciona muito bem para fáscias tensas.

3 Terapia com gelo, o gelo reduz a inflamação, resultando em menos inchaço e dor. Após a atividade, o gelo pode ajudar a reduzir a inflamação e permitir que o corpo comece a curar mais rapidamente

4 Exercícios cardiovasculares, caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr ou fazer jardinagem. Esses exercícios melhoram a circulação sanguínea.

5 Experimente o Yoga, um instrutor e também o apoio do grupo de uma turma podem ser uma boa motivação para alongar regularmente.

6 Mantenha o corpo e a fáscia hidratados. Beba muita água.

Regra prática

Para cada hora de exercício de impacto, faça 30 minutos de trabalho (alongamento) para melhorar a saúde da sua fáscia.

Sua fáscia do joelho ficará dolorida após a cirurgia no joelho

Alguma rigidez no joelho após uma cirurgia no joelho é normal. Alguma rigidez pode persistir por meses.

Seu médico e fisioterapeuta irão orientá-lo a se exercitar imediatamente após a cirurgia. É importante ter mobilidade o mais rápido possível após a cirurgia no joelho para evitar o acúmulo de tecido cicatricial na articulação.

Quanto mais imóvel você estiver, maior será o risco de desenvolver artrofibrose, também conhecida como síndrome do joelho rígido.

Pode ocorrer após uma cirurgia no joelho. Com o tempo, o tecido cicatricial pode se acumular nas estruturas do joelho, fazendo com que a articulação do joelho fique tensa. O tecido cicatricial pode afetar seriamente a amplitude de movimento do joelho.

Isso pode causar dor ao caminhar e fazer exercícios, bem como dor e inchaço contínuos. Se isso ocorrer, consulte imediatamente seu médico e ou seu fisioterapeuta.

Conclusão

O tecido cicatricial após uma cirurgia no joelho ou de uma lesão faz parte do processo de cura do corpo. Também conhecido como fáscia ou tecido conjuntivo, o tecido cicatricial se forma para ajudar a proteger a lesão ou ferida.

Você pode causar danos à fáscia do joelho devido a exercícios de alto impacto e atividades excessivas. A fáscia pode ser muito sensível à dor e você pode sentir rigidez e sensibilidade.

A boa notícia é que os danos causados à fáscia às vezes podem ser reversíveis. Continue se movimentando, mantenha-se hidratado, alongue-se, relaxe e respeite seu corpo.

Manter a saúde da fáscia é fundamental para a recuperação e a prevenção de problemas futuros.

Certamente, cuidar da fáscia do joelho envolve uma combinação de alongamentos, exercícios, hidratação e gerenciamento adequado da recuperação após cirurgia.

Para qualquer pessoa que esteja passando por uma cirurgia no joelho ou preocupada com a saúde da fáscia, essas dicas e orientações são valiosas e podem ser úteis para promover uma recuperação mais suave e uma melhor qualidade de vida.


Se estiver enfrentando problemas relacionados à fáscia do joelho, é aconselhável procurar orientação médica ou de um fisioterapeuta para obter um plano de tratamento personalizado, incluindo exercícios de alongamento e fortalecimento específicos para a fáscia do joelho. Cuidar da fáscia é uma parte importante da manutenção da saúde das articulações e da mobilidade. 

Sandra Prado Ft.

. #esporte ##massagemesportiva #terapiamanualesportiva #terapiamanual #pilates 🏊‍♂️#liberaçãomiofascial #liberacaomiofascial #rpgbrasil

9 visualizações1 comentário
bottom of page