top of page

Os benefícios da yoga postura da guirlanda, Malasana

Atualizado: 9 de jul. de 2023


"Yoga não muda a forma como vemos as coisas, transforma a pessoa que vê."

– B.K.S Iyengar


Os beneficios de Malasana (postura da guirlanda)

Malasana também é conhecida como pose de guirlanda ou pose de agachamento.

Malasana combina as palavras sânscritas “Mala” e “asana”, que significam uma guirlanda ou colar. Os três asanas que preparam você para malasana são tadasana, naukasana e padhastasana. Depois de fazer malasana, podemos fazer qualquer asana de ioga, exceto chakrasana, halasana e prancha. Além disso, existem algumas variações de malasana, que envolvem o uso de uma cadeira ou parede como apoio.

Como fazer isso?

Malasana é realizado da seguinte forma:

Sente-se no colchonete ou no chão com os pés um pouco mais largos que os quadris.

Em seguida, conforme mostrado na figura, dobre os joelhos em uma posição de agachamento.

Em seguida, junte as mãos e junte as palmas na posição 'Namaskar'.

Pressione suavemente os cotovelos em direção à parte interna das coxas.

Em seguida, tente aproximar os quadris do chão.

Mantenha a coluna reta durante todo o exercício.

Em seguida, volte lentamente à posição original.


  1. Benefícios do malasana para SOP (síndrome dos ovários policísticos)

SOP é uma condição que ocorre em mulheres e é causada por anormalidades hormonais. Obesidade, desequilíbrio hormonal, estresse, ansiedade e outros problemas relacionados ao humor são alguns dos sintomas mais comuns da SOP. Os asanas de ioga, como a pose da guirlanda, podem melhorar o relaxamento, o bem-estar.

Também pode ajudar o equilíbrio hormonal. Isso pode aliviar os sintomas da SOP, incentivando uma perspectiva positiva da vida.


2. Benefícios do malasana para constipação e para a região pélvica, pescoço.

Quando o malasana é realizado, você deve manter as costas ou a coluna retas. Também pode ajudar a melhorar a flexibilidade da coluna vertebral. Como resultado, malasana ou pose de guirlanda podem ajudar a reduzir a dor lombar. Se tiver patologias , lembre sempre de praticar com um profissional, ele pode te preparar para a postura. Eu costumo dizer que não existe exercícios contra indicado, porem existe pessoas contra indicada para determinado tipo de exercicios. Se tiver rigidez, ou for sedentário ou tiver alguma patologias da coluna ou joelhos , consultar um médico ou profissional do movimento .

3. Benefícios do malasana para estabilidade mental

A postura da guirlanda pode ajudar a acalmar o sistema nervoso central. Além disso, pode melhorar o foco, a concentração e o equilíbrio. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e também indicado para incontinência urinária em mulheres:

Em um estudo de Alison et al., 2014, mulheres com incontinência urinária foram examinadas com seis semanas de terapia de ioga os resultados mostraram que malasana melhorou a incontinência urinária em mulheres de meia-idade e mais velhas.


Quem não deve praticar Malasana ?

Evite malasana se tiver uma lesão no joelho. Nesse caso, consulte um médico e faça malasana sob a orientação de um profissional.

Se você teve uma lesão na região lombar, deve consultar um médico antes de praticar malasana.

Tente evitar malasana se sentir dor no estômago e na região da coluna enquanto faz malasana; procure um medico.

Com a orientação de um profissional , podemos acessar e analisar os fatores de risco e continuar praticando exercícios com precauções.


Conclusão

Yoga é um modo de vida científico que promove o equilíbrio de todas as partes do corpo humano. Malasana, ou a pose da guirlanda, é um asana da ioga com vários benefícios, beneficia o estômago, região pelveca a coluna. É especialmente bom para as mulheres, pois ajuda na IU, na SOP e na saúde pélvica em geral. No entanto, se você sentir dor durante a execução do malasana, consulte o médico.


As informações incluídas neste site são apenas para fins educacionais e não se destinam a substituir o tratamento médico ou por um profissional de saúde.


Referências:

Supriya R, Yu AP, Lee PH, Lai CW, Cheng KK, Yau SY, Chan LW, Yung BY, Siu PM. Yoga training modulates adipokines in adults with high‐normal blood pressure and metabolic syndrome. Scandinavian journal of medicine & science in sports. 2018 Mar;28(3):1130-8. Available from: https://www.researchgate.net/publication/321585575_Yoga_training_modulates_adipokines_in_adults_with_high-normal_blood_pressure_and_metabolic_syndrome

Huang AJ, Jenny HE, Chesney MA, Schembri M, Subak LL. A group-based yoga therapy intervention for urinary incontinence in women: a pilot randomized trial. Female pelvic medicine & reconstructive surgery. 2014 May;20(3):147. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4310548/pdf/nihms656936.pdf


Dhapola MS, Prasad MR. Role of different asanas during prenatal and postnatal pregnancy. International Journal of Physical Education & Sports. 2018;3:09-16.Available from: https://www.academia.edu/40092291/Role_of_Different_Asanas_during_Prenatal_and_Postnatal_Pregnancy 


Bijendar Singh JB, Laxmi V. The Positive effects of Asanas and Pranayama on PCOS and How to deal with hormonal imbalance? Science and Technology. 2021;7(0707029):190-5. Available from: http://www.ijmtst.com/volume7/issue07/31.IJMTST0707029.pdf

Kumari S, FOGSI P, Mukherjee B, FOGSI VP, Patel M, FOGSI SG, Singh R, Raina A, Ob-Gyn SC, Noida G, Singh A. Yoga and Endocrine Harmony. Available from: https://www.fogsi.org/wp-content/uploads/committee-2020-activities/vol-25-endocrinology-committee-newsletter.pdf


Sandra Prado







40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page