ZINCO: O MICRONUTRIENTE COM MAIOR EFEITO SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Você sabia que o zinco é um micronutriente essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico? Estudos científicos têm mostrado que a deficiência desse mineral pode levar a uma redução na resposta imunológica e aumentar a suscetibilidade a infecções.

A deficiência de zinco é especialmente comum em idosos, com cerca de 30% da população apresentando carência desse nutriente. Isso pode levar a um aumento da vulnerabilidade a doenças relacionadas à idade, como doenças degenerativas. Além disso, a deficiência de zinco pode causar inflamação crônica e estresse oxidativo, devido às suas propriedades antioxidantes.

O zinco também é importante para a atividade de enzimas e a proliferação celular. Em crianças, a carência de zinco pode afetar o crescimento e o desenvolvimento motor. Portanto, é essencial garantir uma ingestão adequada de zinco durante os estágios iniciais da vida.

A suplementação de zinco tem sido utilizada para combater a deficiência desse nutriente e seus efeitos negativos no sistema imunológico. Estudos mostraram que a suplementação de zinco em adultos jovens e idosos reduz o estresse oxidativo e a geração de citocinas inflamatórias.

Lembrando que os suplementos de zinco não são medicamentos, mas sim uma opção para complementar a alimentação de pessoas saudáveis.

Referências:

- Akland, M. L.; Michalczyk. Zinc and infant nutrition. Arch Biochem Biophys, v. 611, p. 51-57, 2016.

- Black. M. M. Zinc defficiency and child development. Am J Clin Nutr, v. 68, n. 2, p. 464S-469S, 1998.

- Bonaventura, P. et al. Zinc and its role in immunity and inflammation. Autoimmunity Reviews, v. 14. n. 4, p. 277-285, 2015.

- Gammoh, N. Z. and Rinl, L. zinc in Infection and Inflammation. Nutrientes, v. 9, n. 624, 2017.

- Gao H. et al. The role of zinc and zinc homeostasis in macrophage function. Journal of Immunology Research, 2018.

- Maares, M; Haase, H. Zinc and immunity: An essential interrelation. Arch Biochem Biophys, v. 611, p. 58-65, 2016.

- Mocchegiani, E. et al. Zinc: dietary intake and impact of supplementation on imune function in elderly. Age (Dordr), v. 35, n. 3, p. 839-860, 2013.

- Prasad A. S. et al. Zinc supplementation decreases incidence of infections in the elderly: Effect of zinc on generation of cytokines and oxidative stress. Am J Clin Nutr, v. 85, p. 837–844, 2007.

- Shankar, A. H.; Prasad, A. S. Zinc and imune function: the biological basis of altered resistance to infection. Am J Clin Nutr, v. 68, p. 447S-463S, 1998.

- Wessels, I.; Maywald, M.; Rink, L. Zinc as a gatekeeper of imune function. Nutrients, v. 9, n. 12, 2017.